quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Peeling



Definição

A palavra peeling origina-se do verbo inglês to peel , significando pelar, descamar, esfolar, desprender.

Quimio-esfoliação são procedimentos que provocam a descamação e a renovação de pele, com destruição química de células epidérmicas.

O peeling cutâneo proporciona uma melhora formidável à pele. O médico possui vários agentes químicos, em diferentes concentrações e veículos, o que lhe permite a escolha da melhor associação para cada caso.

Pode-se usar uma ou mais substâncias químicas. Provocando destruição de camadas da epiderme e/ou derme.

Classificação

O peeling se classifica, conforme a quantidade de ácido que penetra na pele, em:

Superficial
Médio
Profundo

Peeling Superficial

As descamações costumam ser repetidas para que se obtenham e mantenham melhores resultados. A descamação superficial das camadas de pele ativa um mecanismo biológico que estimula a renovação e o crescimento celular, dando à pele uma aparência externa mais saudável e bonita.

Dependendo da concentração e do tempo que o produto permanece na pele, e da substância química em termos de mecanismo e de profundidade de ação, ocorre alteração profunda na estrutura celular com aumento da espessura da epiderme e aumento na produção de fibras colágenas.

É importante destacar aos pacientes que o envelhecimento cutâneo é uma doença crônica, necessitando de tratamento diário para o seu controle, com produtos que revertam ou controlem os sinais de envelhecimento e, com isso, obter-se uma melhora, "puxando" o freio para o prolongamento de uma pele mais jovem e saudável, retardando o inevitável processo de envelhecimento.

Deixa a pele com aspecto claro e brilhante. É indicado para manchas superficiais, poros dilatados, rugas superficiais (finas), textura áspera, hiperpigmentação ? sardas, melasma epidérmica (manchas escuras da pele, variando entre o marron claro e o escuro), acne vulgar e rosácea.

Peeling Médio

Indicado para rugas mais profundas, hiperpigmentação (manchas escuras da pele mais acentuadas), pele fotoenvelhecida (com excesso de exposição solar) e cicatrizes.

Peeling Profundo

É extremamente agressivo, atingindo as camadas mais profundas da pele e produzindo um resultado muito bom.
É indicado para peles muito envelhecidas.
Neste peeling, se houver lesão da camada basal pode ocorrer cicatriz

O Que Devo Saber

A pele deve ser preparada para o peeling com uma antecedência de três a quatro semanas. A intenção é clarear a pele e deixá-la mais uniforme para evitar complicações pós-peeling.
Não existe uma idade ideal para se submeter ao peeling. O profissional experiente saberá avaliar a necessidade e o agente químico a ser utilizado.
O peeling pode ser realizado tanto no rosto quanto no corpo.
Evitar o sol e usar um fator de proteção solar acima de 20.
Quando houver formação de cascas (escamação da pele), evitar retirá-las para não ocorrer manchas ou cicatrizes.

O peeling não é inofensivo. Entretanto, se for aplicado sem orientação médica, pode provocar alteração da estrutura da pele, da cor, da textura, cicatrizes e, até mesmo, infecção.

Fazer controle médico para manutenção da pele através de substâncias hidratantes, substâncias que estimulem a formação de colágeno e a renovação celular para que os resultados obtidos se mantenham por mais tempo.

Sem comentários: