quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Acupunctura estética





Deseja um estilo de vida saudável, e uma passagem no tempo que só deixará marcas suaves? A acupunctura cosmética está a conquistar a atenção de ricos e pobres – não invasiva, óptimos resultados, sem necessidade de recuperação e “100% natural”.
A geração baby-boom vê a esperança de vida aumentada e a sociedade torna-se mais consciente, procurando-se melhor qualidade de vida em todos os pormenores. A esperança de vida humana quase duplicou, desde o início do século passado. Neste momento, o crescimento da população sénior em Portugal é quatro vezes superior à da população jovem. Promover estilos de vida saudáveis nos anos jubilados tornou-se uma demanda urgente, nesta sociedade pós-pós-moderna.
A acupunctura, no contexto do rejuvenescimento, é muito mais que um mero tratamento à pele, implicando antes um objectivo mais importante. Também se trata de proporcionar a indivíduos uma existência mais saudável e consciente.
A abordagem terapêutica Oriental à beleza – o que é a acupunctura cosmética?É um método seguro, não apenas para prevenir rugas, mas para reverter muitas das marcas habituais do envelhecimento. As medicinas não-convencionais, como a acupunctura, são consideradas alternativas seguras.
A acupunctura, pela sua abordagem de carácter integrativo e holístico à saúde, pode proporcionar meios para aumentar a vitalidade, beleza e qualidade de vida, pois congrega um conjunto de conhecimentos e práticas milenares para prevenir e curar doenças. Além disto, é proporcionada num contexto humanizante.
A verdadeira acupunctura é praticada segundo as bases teóricas da medicina tradicional chinesa, integrada num diagnóstico que respeita um paradigma muito sofisticado, além de estar associada a outras disciplinas, como a fitoterapia chinesa, massagem Tuina e dietética.
A acupunctura também é uma terapia numa posição privilegiada para uma abordagem integrada à tecnologia moderna, não sendo excepção a área da cosmética.Com a inserção da agulha de acupunctura, praticamente indolor, uma micro-lesão “positiva” é produzida, e maior fluxo de sangue ocorre na área tratada, nutrindo todos os tecidos locais com oxigénio e nutrientes, e estimulando células adiposas e tecidos a produzir mais colagénio e elastina (neste aspecto, mais evidência científica ainda é necessária). Também, vários dos músculos faciais são especificamente tratados, com um efeito benéfico na pele frouxa, ao longo do tempo. O tratamento atrasa o efeito gravitacional sobre os tecidos, sendo baseado numa abordagem constitucional.
A acupunctura proporciona um suave recuperar da superfície, lifting e suspender da pele, para além de melhorar a cor e brilho faciais, e relaxando o corpo e mente.Uma só sessão permite observar uma melhora imediata, que melhora e se torna permanente com o decorrer das sessões seguintes, mais evidente a partir da sétima sessão, em diante. Comparando com o botox (botulina), o efeito final é semelhante, assim como o valor do tratamento.
Como funciona?
A acupunctura facial é segura, indolor e bastante eficaz.
Não apenas a face melhora com o tratamento, mas todo o corpo – e mente.
Finas linhas podem ser eliminadas rugas mais profundas reduzidas, e papos em torno dos olhos e pescoço refirmados.
Além disto, a cor e brilho da pele melhoram.
Na consulta inicial, o especialista deve considerar diversas variáveis – passado, estilo de vida, dieta, sono, digestão, menstruação, constituição – na medida em que cada tratamento é personalizado. Para além do questionário, a observação, e palpação do pulso, abdómen e meridianos, podem ser relevantes na caracterização do paciente. Em seguida, o tratamento completo toma lugar. Dependendo das necessidades individuais, uma sessão dura de meia hora a hora e meia.Não se deverá esperar uma diferença como as observadas no programa Extreme Makeover, e outros do género, comparando a acupunctura cosmética a operações invasivas. Além disto, um tratamento cosmético, sem o devido enquadramento, pode induzir pessoas a crerem que, por si, a melhora da aparência física fará a mudança fundamental nas suas vidas.Hoje em dia, uma onda frenética advoga o delapidar do corpo, permitindo um corte e costura a bel-prazer, através da cirurgia plástica. Na maioria das vezes, apenas respeita uma intenção egóica, resultando numa pobre percepção de si, que mal se liga a um nível mais profundo de desenvolvimento individual. Além disto, a cirurgia não está isenta de riscos – anestesia geral, risco de infecções e uma longa recuperação prostrada, são sérias desvantagens a considerar.
Quanto tempo necessita o tratamento?
O processo de rejuvenescimento leva de 12 a 20 sessões, duas a três vezes por semana.
Pessoas cuja pele tende a afrouxar nos olhos ou pescoço, são fumadoras e/ou bebem álcool, podem vir a necessitar dois tratamentos de 12 sessões.Para reforçar os resultados, uma sessão semanal ou a cada duas semanas pode ser recomendada por dois meses. A manutenção dos efeitos é necessária a cada três ou seis meses.A perspectiva biomédica Durante algum tempo, muitos investigadores duvidaram da aplicação da acupunctura fora do âmbito da patologia da dor e em funções do sistema nervoso autónomo. Os mecanismos da terapêutica da acupunctura, ainda não estão claramente associados aos mecanismos fisiológicos sob os domínios da ciência actual. Ainda hoje, apesar do espaço que ganha nos hospitais e clínicas médicas, alguns especialistas apenas a contra gosto aceitam a vasta aplicação terapêutica da acupunctura. No entanto, não é possível ignorarem-se os testes realizados com metodologias largamente aceites no meio académico, assim como não é possível ignorar uma cirurgia realizada sob a anestesia produzida pela punção de simples agulhas.O conceito de que uma agulha de acupunctura pode criar uma suave e localizada micro-lesão curativa inflamatória ainda necessita de mais investigação e confirmação. Entretanto, muitos dados têm sido recolhidos, evidenciando significativos resultados, na medida em que actua nos sistemas imunitário e endócrino, influenciando o aspecto geral de um paciente ao ponto de se observarem melhoras evidentes – descontracção, equilíbrio, postura, para além do aspecto da pele e atitude. Também, como a acupunctura tem a capacidade de influenciar o sistema endócrino, mulheres na menopausa ou pré-menopausa, podem beneficiar com um equilíbrio nos níveis de estrogénio, assim como jovens que sofram de acne por desequilíbrio hormonal.Benefícios cosméticos· Ajuda a eliminar linhas finas e a diminuir rugas profundas.· Ajuda a reduzir papos e tendência a pele frouxa, influenciando o tónus muscular· Ajuda a reduzir o queixo duplo e corrige pálpebras descaídas.· Estimula a circulação sanguínea e linfática.· Melhora a cor e o brilho da compleição.· Poderá influenciar a produção de elastina e colagénio.· Ajuda a regular o peso, influenciando o metabolismo.· Actua nas cadeias musculares corporais, melhorando a postura.Contra-indicaçõesExistem apenas algumas contra-indicações para a acupunctura facial:· Pressão arterial elevada severa.· Enxaquecas severas frequentes.· Após sessão de microdermabrasão, uma semana deve ser esperada.· Tratamentos laser à face devem recuperar por três semanas.Antes de optar pela acupunctura, certifique-se de ser atendido por um terapeuta experiente,especialista em medicina Chinesa. E certifique-se possuir expectativas realistas.

Sem comentários: