quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Medicina tradicional chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um método terapêutico documentado há mais de 5 mil anos, que analisa cada paciente nas vertentes físicas e psíquicas em simultâneo (orientação holística) actuando nos níveis energéticos do indivíduo, com ligação aos ritmos macrocósmicos e naturais.Tomando com base a existência de uma estrutura energética para além do corpo físico, a MTC identifica e actua ao nível de canais subtis (meridianos) onde circula a energia (chi) e onde se localizam pontos correspondentes aos órgãos do corpo humano.Utilizada por um terço da humanidade, em especial no oriente, a MTC tem vindo a desenvolver-se ao longo dos séculos, assistindo, nas últimas décadas, a um forte incremento da pesquisa científica, da incorporação de novas tecnologias e da sua utilização pelas populações ocidentais.A sua comprovada eficácia, a ausência de efeitos secundários, a utilização exclusiva de métodos e produtos naturais e o baixo custo para o paciente tem contribuído para a crescente procura da MTC em todo o mundo, garantindo-lhe um lugar de destaque na medicina do futuro.Visando o bem-estar e a saúde do indivíduo, a MTC procura identificar e erradicar a origem da doença, consequência de um distúrbio de circulação de energia, fazendo uso de um conjunto abrangente de disciplinas, garantindo a complementariedade e adequação individual do processo terapêutico.

Filosofia e ciência

Segundo uma filosofia das máximas do Tao-te-Ching, aquele que conhece os outros é sábio; aquele que a si mesmo é iluminado.Depois da Índia, a china parece ser mais antiga civilização do planeta. Da mesma forma que os Vedas constituem o conjunto das escritas sagradas de várias regiões da Índia, a milenar cultura chinesa fundamenta-se em cinco livros ou cânones chamados ching (literalmente, “livro”): o I-Ching, o Che-Ching, o Chou-Ching, o Tch ‘Ouen-Ts’ Icou e o Li-Chi.

O I-Ching, ou livro das mutações, surgiu na China há cerca de 3000 anos, mas teve sua origem em formas oraculares ainda mais antigas, de uma época conhecida como “era mítica do Imperador Fu Hsi” (aproximadamente 3000 a.C.). Esse herói mítico, considerado o fundador da civilização chinesa, parece ter sido o inventor dos oito trigramas básicos do I-Ching e suas combinações em 64 hexagramas.
Inicialmente um livro de oráculos utilizados pelos advinhos para ver o futuro ou indicar uma conduta em determinadas circunstâncias, o I-Ching serviu de fonte de inspiração para confúcio nos últimos anos de sua vida. todas as versões conhecidas hoje foram comentadas pôr ele e, sob essa forma, chegaram até nós.
O Che-Ching, entre outras coisas, dedica-se ao estudo da ética e da estética segundo eram ensinadas ao povo pelos nobres em épocas antigas. Nele constam orientações de conduta, temas ligados às ciências naturais, à moral, à música etc.
O Chou-Ching é uma compilação de mensagens imperiais antigas sobre códigos e regulamentos.O Tch ‘Ouen-Ts’ Icou, escrito por confúcio, é uma escrita bastante severa embora muito simples sobre a prática da moral e dos costumes saudáveis, das regras sociais e dos códigos de honra.Li-Chi tem como tema os sistemas de administração dos vários governos e as leis sociais.Os fundamentos da medicina chinesa
Esses cinco livros chineses datam de mais de 3000 anos e não se sabe exatamente qual deles surgiu primeiro. Tratam de temas bastante variados, e os assuntos ligados à saúde e à medicina são abordados com muita freqüência.
O Li-Chi, por exemplo, aponta quatro ordens de médicos segundo o entendimento das autoridades da época. O médico de primeira ordem, o nutricionista, era responsável pela manutenção da saúde de toda a população pôr meio da alimentação e das orientações dietéticas. Essa categoria de médico era muito respeitada, e ele recebia o nome de kokusyu (ou seja, “salvador da nação”). Esse termo é usado ainda hoje, no Japão, na China, para designar um bom médico.
Em segundo lugar vinha o médico que tratava das doenças crônicas internas; em terceiro, o médico que se dedicava às doenças externas; e, por ultimo, o médico de quarta ordem, o veterinário.
Nesses mesmos escritos também encontramos os quatro livros que contem as palavras e os ensinamentos de Confúcio, recolhidos e comentados pelos discípulos do famoso mestre; o Tao-Te-Ching, que representa a filosofia de Lao-Tsé, considerado o fundador do taoísmo; e o conhecido Nei-ching, o primeiro livro que tratou detalhadamente da acupuntura.Assim, é nesses livros que encontraremos as bases da medicina tradicional chinesa, desde os tempos antigos até nossos dias. Daí surgiram as técnicas da acupuntura, da moxabustão, da massagem chinesa, do Do-In, da fisioterapia chinesa, da farmacologia chinesa, do Tai-Chi-chuan, das artes marciais ligadas ao Kung-Fu e ao Chiao-Li-Chuan.


Todas essas artes têm como base fundamental a busca do equilíbrio entre as forças Yin e yang, conforme o que se viu na filosofia do Princípio Único e da Ordem do Universo. Todas seguem a mesma idéia original de que o Universo é gerado e mantido pela energia cósmica, ou Chi (o prana hindu), que, quando em desequilíbrio, predominado o Yin ou o Yang, determina transtornos e doenças dos mais diversos matrizes

Sem comentários: