quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Estrias

Antes depois

Você não sonha em ter uma pele mais bonita e saudável?
Leia com atenção o artigo abaixo
O que são estrias?
As estrias atróficas são lesões ou cicatrizes na pele, provocadas pelo alargamento e rompimento das fibras(camada profunda da pele)quando passam por pressões excessivas, ocasionando dessa forma o “sulco””.A derme (pele) humana é sustentada por fibras elásticas, compostas de colágeno e elastina e necessita de cuidados para mantê-la saudável.
O rompimento das fibras elásticas formam o chamado “sulco”, que seria a primeira manifestação da pele. No começo, eles possuem coloração violeta e depois se tornam esbranquiçados, na medida em que se cicatrizam. Os lugares mais propícios ao aparecimento são: seios, as coxas, as nádegas e o ventre (principalmente durante a gravidez).
Neste último caso, as estrias são vistas como vestígios da gestação, quando o ventre tem dificuldades de voltar a seu formato original após a dilatação, ou mesmo durante a gravidez, quando a gestante não hidrata corretamente a pele durante os nove meses.
A pele externa apresenta-se em forma de “riscas” que variam na cor, espessura e região afetada. As estrias que respondem melhor ao tratamento são as mais finas e recentes, atingindo inclusive o sexo masculino.
Além disso, diferentemente da celulite e obesidade, não estão diretamente ligadas à gordura localizada.Elas afetam 90% das mulheres , mas felizmente possuem tratamentos cada vez eficazes Causas do aparecimento ou agravamento da estriaO estiramento das fibras pode ser causado por crescimento rápido (onde a pele não acompanha o ritmo dos hormônios), emagrecimento ou aumento rápido de peso, hereditariedade, gestação sem os cuidados devidos, roupa apertada, desequilíbrio hormonal e exercícios físicos com sobrecarga de peso e/ou impacto ou medicações - esteróides.
Há estudos que mostram que mulheres de origem caucasiana tem maior disposição para obter as estrias, já as de descendência africana e asiática apresentam poucas queixas.Formas de controle do problema As estrias não perdoam ninguém, estão presentes nos indivíduos sedentários ou fisicamente ativos .
A atividade física principalmente exercícios de impacto, podem provocar o estiramento excessivo da derme e a musculação sem a instrução correta acaba em resultar num estiramento da pele, pois sobrecarrega a capacidade elástica da fibra. Por outro lado, a falta de exercícios prejudica a boa circulação sanguínea, diminuindo o viço da pele. O mais importante é ter ciência que o equilíbrio no cuidar-se é a chave para um bom resultado na prevenção e tratamento da estria.Evitar o aparecimento do problema é sempre a melhor solução,já que a estria tem controle e não o desaparecimento total.
Deve-se buscar o tratamento que contemple os cuidados básicos e necessários para o tratamento: alimentação focada à estimular o colágeno da pele ou restauradores da mesma ; adotar atitudes positivas (ex. extirpar os vícios de sua vida) ; buscar formas de driblar o stress; adquirir o hábito do cuidado diário da pele (através de cosméticos indicados de preferência pelo médico) e utilizar o recurso do mercado, que lhe forneça as informações necessárias para que fique seguro.
Os tratamentos utilizados atualmente para o combate à estria são:
Dieta
Exercícios físicos
Cremes hidratantes nutritivos ou esfoliantes
Microdermoabrasão
Peeling
Carboxiterapia
Acupuntura Estética
que tem como base a Eletroacupuntura e utiliza também a nutrição voltada a Medicina Chinesa quando bem aceita pelo paciente (tratamento coadjuvante).
A Acupuntura Estética é uma área que está em ascensão e que tem demonstrado bons resultados. Caso opte por esse tratamento, haverá um ganho não só estético, mas também energético (diferencial de outras técnicas existentes no mercado).~
Até mesmo para aqueles que decidem pela lipoaspiração (imaginando obter resultado sem esforço) há cuidados para manutenção da cirurgia, indicada para pacientes que ainda não possua muitas marcas. As mudanças de hábito também serão necessárias, mas deve ser algo satisfatório e não comprometa sua nutrição

Sem comentários: